Visitaram a página

quinta-feira, 4 de junho de 2020

Crescer o consumo para crescer o país pós pandemia


PEQUIM (Reuters) - As autoridades chinesas esperam alcançar crescimento econômico este ano por meio do consumo e investimentos em alta tecnologia... disse um influente economista chinês de um dos principais institutos de pesquisa do país....

Apesar de haver uma relação estreita e forte entre o consumismo, a sociedade e o meio ambiente (Isso porque para atender a demanda da produção e do consumo é necessário retirar matérias-primas da natureza, fabricar e transportar materiais, fazer grande uso de energia elétrica e de água, e tudo isso gera emissão de gases poluentes, degradação e devastação ambiental, poluição geral e, consequentemente, a destruição de ecossistemas) o Brasil pós pandemia vai depender muito do consumo das pessoas para retomar o crescimento e os empregos.

Os governos, empresas e a mídia vão precisar tirar das pessoas o medo da crise para que ela não se prolongue ainda mais. A mensagem deverá ser que “agora acabou, podem voltar a comprar”, e fazer as pessoas entenderem que se tiverem receio de sair as compras com medo do desemprego ou de uma grande duração da crise, aí sim ela realmente vai perdurar.

Comprar, com moderação, claro. Mas, dentro das possibilidades de cada um, o consumidor brasileiro pode ajudar o país com cada item que ele adquirir ou serviço que ele contratar, principalmente dentro dos seus próprios bairros e regiões.

Apesar de a renda do brasileiro, infelizmente, ser muito desproporcional e mal distribuída, cada um vai ter que fazer um esforço para não perde-la ou tê-la reduzida por muito tempo.

Elcio Estevam

Nenhum comentário:

Postar um comentário