Em qualquer projeto de segurança eletrônica, seguimos três etapas fundamentais: 1. Impedir, 2. Alertar e 3. Identificar.
O controle de acesso é o primeiro passo para dificultar ou impedir a entrada de pessoas não autorizadas. O sistema de alarme, por sua vez, alerta sobre tentativas de invasão. Já o CFTV é essencial para identificar os invasores.
Mesmo que o cliente solicite apenas um sistema de câmeras, o consultor de segurança tem a responsabilidade de orientar sobre a importância de um projeto completo, que inclua controle de acesso e alarmes. Segurança de verdade depende de soluções integradas.
Funções essenciais do consultor de segurança:
- Diagnosticar vulnerabilidades;
- Sugerir soluções adequadas para cada ponto frágil;
- Definir metas e estratégias de implantação;
- Direcionar o cliente para um ambiente mais protegido.
O consultor precisa ter visão ampla e estratégica, considerando o impacto das mudanças na rotina da empresa, condomínio ou residência, e deve envolver todos os setores afetados para garantir o sucesso da execução.
A autoridade do consultor vem do conhecimento e da transparência. Reconhecer limites, pedir apoio quando necessário e ser claro sobre prazos é fundamental para conquistar e manter a confiança do cliente.
A boa consultoria é colaborativa e valoriza todos que contribuem para o sucesso do projeto.
Para se destacar no mercado, o consultor de segurança deve:
- Especializar-se em nichos específicos (corporativo, condominial, residencial);
- Atualizar-se constantemente;
- Participar de eventos e fóruns de segurança;
- Ser proativo na busca por oportunidades.
Cada cliente e projeto exigem uma abordagem única. Criatividade, estratégia e inovação são diferenciais que mantém o profissional relevante e competitivo.
Elcio Estevam – Consultor de Segurança 📞 (11) 96671-9027 | (11) 2094 6613
Nenhum comentário:
Postar um comentário