Visitaram a página

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Você sabe o que são câmeras de monitoramento?

O que são câmeras de segurança e monitoramento?



As câmeras de monitoramento são equipamentos compostos por um sensor de imagem, lente de curto ou longo alcance e, geralmente, contêm tecnologia de infravermelho. Desse modo, é possível fazer captura mesmo em locais escuros e durante o período noturno com excelente nitidez. Ainda, além de imagens de alta resolução, alguns modelos podem capturar áudio com boa qualidade.

As câmeras de monitoramento são usadas junto aos gravadores de vídeo (DVR, HVR ou NVR) e possuem padrões de tecnologias, como: CVBS (analógica) ou HDs (AHD, HDCVI e HDTVI).

Como há diversos modelos, as câmeras de segurança atendem às mais diversas necessidades. Desse modo, têm sido cada vez mais usadas para garantir a proteção em vias públicas, pontos comerciais e residências.

Como funcionam as câmeras de vigilância?

O uso de câmeras para segurança é chamado de videomonitoramento ou CFTV — circuito fechado de televisão. Como já mencionado, há diversos modelos, sendo que podem ser divididos em basicamente dois tipos: analógico e IP.

As câmeras analógicas são conectadas por meio de um cabo (coaxial ou UTP) a um DVR, onde as imagens são gerenciadas e armazenadas. Para visualização em tempo real, este mesmo DVR possui saídas HDMI ou VGA que permitem conexão com monitores ou TVs. Por sua vez, as câmeras IP permitem a conexão à internet com cabo ethernet ou Wi-Fi direto de um computador, através de um software de gerenciamento ou mesmo via navegador, sem a necessidade de um gravador. Contudo, se for uma grande quantidade de câmeras IP é imprescindível adotar um NVR para o gerenciamento das imagens.

Por esse motivo, as imagens podem ser monitoradas remotamente por um computador, tablet ou smartphone. Há a possibilidade de armazenamento em dispositivos, como um HDD de vigilância, ou, até mesmo, na nuvem. O tempo de gravação disponível dependerá da capacidade do HDD ou nuvem.

Seu funcionamento é feito da seguinte forma: a câmera de segurança envia o sinal de vídeo para o DVR, no formato desejado. Esse aparelho tem a função de gravar as imagens geradas, transmiti-las em tempo real para monitores ou via internet, e arquivá-las por um determinado período.

Quais são os principais tipos de câmeras de segurança utilizados?


O mercado de segurança eletrônica disponibiliza uma grande variedade de câmeras. O ideal é conhecer os principais tipos para que seja possível escolher a mais adequada à sua situação e necessidade. Sendo assim, podemos citar:

Câmera dome: modelo moderno de câmera que é revestida por um tipo de domo, com sensor infravermelho, protegendo-a de poeira, chuva e vento. Assim, é a ideal para ambientes interno e externos;

Câmera bullet: é um dos tipos mais populares, com infravermelho, ideal para ambientes internos ou externos;

Câmera IP: contém um servidor interno responsável por enviar as imagens diretamente para a internet/rede;

Câmera box: com tamanho grande, esse modelo profissional oferece imagens de alta resolução (em desuso no mercado)

Minicâmera: apresenta dimensões reduzidas, podendo ser instalada em meio a objetos de decoração sem ser percebida pelos frequentadores do local; (em desuso no mercado)

Tecnologia de Proteção: como câmeras de segurança são instaladas nos mais diversos locais, importante verificar o grau de proteção das mesmas. Logo, se qualquer dos modelos citados oferecer a proteção IP66 ou IP65 podem ser instaladas em áreas externas, isoladas contra chuva, poeira e etc.


Entre em contato com a Up Logos e descubra qual é a melhor câmera para a sua situação

Elcio Estevam – Consultor de Segurança
Up Logos
(11) 96671-9027
(11) 2094 - 6613
elcioestevam@logseg.com.br

Linkedin: https://www.linkedin.com/…/elcio-estevam-de-oliveira-84069…/



Nenhum comentário:

Postar um comentário